A Estação SESI de Cultura Atibaia estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro, em razão das celebrações de Natal e Ano Novo. Durante as duas últimas semanas do ano, o espaço estará aberto para atendimento ao público das 9h às 18h, nos dias 26, 27 de dezembro, e 2, 3 de janeiro de 2025. Não há expediente nas segundas-feiras e domingos.
Em janeiro, a Estação funcionará para visitas e atividades ao ar livre, na parte externa. Não haverá oficinas nem apresentações até fevereiro de 2025, período em que o interior da unidade passará por reformas. O Clube de Leitura retoma suas atividades em março de 2025.
Exposição "Do macaco ao homem, conheça e se reconheça"
A exposição "Do macaco ao homem, conheça e se reconheça", parceria entre o Museu Catavento e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, está em cartaz na Estação SESI de Cultura Atibaia até 30 de março de 2025.
A mostra explora o processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes, com cerca de 7 milhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), aproximadamente 200 mil anos atrás.
Os visitantes poderão compreender melhor aspectos como a bipedalidade, a evolução craniana e as mudanças fisiológicas ao longo do tempo. Entre os destaques da exposição está o painel que ilustra a evolução do cérebro humano. A ampliação do volume cerebral ao longo das gerações foi uma das transformações mais significativas em nossa linhagem, influenciada pela alimentação e pelo convívio social, segundo os pesquisadores.
"O principal objetivo da exposição é mostrar que o conhecimento sobre o processo de hominização está bastante avançado, permitindo identificar, com grande precisão, os principais marcos de nossa evolução", afirma Walter Neves, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP.
A exposição ficará disponível na Estação SESI de Cultura Atibaia de até 30 de março de 2025. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 18h. A Estação SESI de Cultura Atibaia está localizada na Rua Meca, 360, Jardim Cerejeiras.