Trabalho foi desenvolvido pelo Museu Catavento em parceria com a USP
Por: Comunicação Regional
11/12/202414:35- atualizado às 14:35 em 11/12/2024
A Estação Sesi de Cultura Atibaia recebe, a partir do dia 12 de dezembro de 2024, a exposição "Do macaco ao homem, conheça e se reconheça". O trabalho foi realizado pelo Museu Catavento em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e fica em cartaz até 30 de março de 2025.
A mostra aborda o processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes, datados em 7 milhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), há cerca de 200 mil anos.
Quem visitar poderá conhecer e compreender melhor os vários processos de evolução, como a bipedalidade, a evolução craniana e as mudanças na fisionomia.
Entre os painéis informativos, destaca-se aquele que retrata a evolução do cérebro humano. O aumento do volume cerebral com o passar das décadas foi uma das mudanças mais significativas ao longo da nossa linhagem, segundo pesquisadores. Esse fato está relacionado com a diferenciação alimentar e o convívio social.
"O objetivo principal da exposição é mostrar que os conhecimentos sobre o processo de hominização já estão bastante avançados e que é possível caracterizar, com um elevado grau de certeza, os principais passos de nossa linhagem evolutiva", compartilha Walter Neves, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP.
A exposição ficará em cartaz na Estação Sesi de Cultura Atibaia de 12 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 18h. A Estação Sesi de Cultura Atibaia fica na Rua Meca, 360, Jardim Cerejeiras.