O que está buscando?

Orquestra de Objetos Desinventados se apresenta dia 26, na ESC 

Espetáculo será às 15h e é indicado para todos os públicos 

 Por: Comunicação Regional
12/03/202508:15- atualizado às 08:15 em 12/03/2025

A Estação SESI de Cultura Atibaia recebe, no dia 26 de abril, às 15h, o espetáculo Aquasinestesia Infantil - Música de Desinventar. A atração tem classificação livre e a reserva de ingressos deve ser feita pelo Meu SESI. Clique aqui para reservar. 

A apresentação é composta por oito canções, executadas com aquários e taças afinados com água, além de diversos objetos sonoros, como pratos de cerâmica, galões, tubos de PVC, apitos e outros instrumentos, como chocalhos, moringa e violão. Dirigido especialmente às crianças, é um concerto repleto de sons inusitados extraídos dos objetos, com canções que exploram temas que vão do fantástico ao absurdo, como “morar em um sapato” ou “sonhar que estava sonhando que estava acordado”. Os integrantes assumem o papel de agentes provocadores, que se deparam com impasses e ousam resolvê-los por meio de perspectivas não convencionais. Assim, inventam nomes para as coisas e ressignificam suas funções com criatividade e imaginação, explorando a desinvenção, tão familiar ao universo infantil. Dessa forma, a palavra “zaratacatumberê” ganha um significado real, assim como uma folha de jornal pode se transformar em uma borboleta ou um som pode adquirir uma cor. 

A Orquestra de Objetos Desinventados é um grupo musical que pesquisa sonoridades a partir de objetos do cotidiano, desenvolvendo arranjos, composições autorais e vivências artístico-pedagógicas. O grupo explora a criação sonora a partir de materiais como conduítes, vasos de cerâmica, galões de água, tubos de PVC e aquários afinados com água. Seu trabalho é pautado pela descoberta, adequação e transformação de sons vindos de diferentes elementos, como vidro, madeira e plástico. Como resultado, a Orquestra apresenta espetáculos de repertório musical eclético, que transitam entre o popular e o erudito, com peças autorais de cunho contemporâneo. A estética composicional de Pax Bittar, idealizador do grupo, permeia essa pesquisa, que também inclui concertos didáticos, cursos e oficinas. 

A Estação SESI de Cultura Atibaia fica na Rua da Meca, 360, no Jardim das Cerejeiras. Outras informações pelo telefone (11) 4411-5103. 

 

Foto: Divulgação