O que está buscando?

SESI OFERECE AULAS DE INSTRUMENTOS DE CORDAS PARA PESSOAS DE 7 A 90 ANOS

O programa oferece cursos gratuitos voltados para o desenvolvimento musical em violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

 Por: Adilson Vieira
08/11/201916:26- atualizado às 16:51 em 08/11/2019

Estão abertas a partir do 1º semestre de 2020 as inscrições para ingresso nos cursos livres de iniciação musical e ensino de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) oferecidos nos Núcleos de Música do SESI-SP do interior do Estado. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social.

Ofertados para indivíduos de 7 a 90 anos, os cursos são gratuitos e divididos em quatro módulos: Iniciação Musical, ensino de música de forma lúdica e interativa para crianças de 7 a 9 anos; Iniciação Instrumental, oferece o primeiro contato com os instrumentos para jovens de 8 a 12 anos e 13 a 17 anos; Cordas Para Todos, oportunidade de aprendizado para alunos entre 18 e 90 anos; e Camerata de Cordas, grupo de referência no qual os alunos de 8 a 17 anos podem interagir com repertório mais avançado e realizar apresentações. As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade.

Os cursos são semestrais, compostos por um encontro semanal de duas horas ou dois encontros de uma hora cada. As aulas estão previstas para iniciarem em março. Os interessados devem comparecer pessoalmente na Secretaria Única do SESI Bauru munidos de RG e CPF, RG e CPF do responsável (no caso de menores) e comprovante de residência. No caso dos módulos Iniciação Musical, Iniciação Instrumental e Cordas Para Todos, beneficiários da indústria, seus dependentes e alunos da rede SESI-SP de ensino têm prioridade no número de vagas disponíveis e poderão realizar as inscrições entre os dias 1º e 17 de fevereiro. Após o dia 20 de fevereiro, as vagas remanescentes serão oferecidas para a comunidade em geral, que tem até o dia 3 de março para efetuar a inscrição.

O módulo Camerata de Cordas é o único que exige do candidato conhecimento prévio sobre música.  Os interessados passarão por processo seletivo no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). O período de inscrição é de 1º a 24 de fevereiro e o processo seletivo será realizado entre 6 e 10 de março.

Em breve será divulgada as datas para inscrições.

 

Sobre os Núcleos de Música do SESI-SP

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos gratuitos de iniciação musical e o ensino em instrumentos de cordas (Viola, Violino, Violoncelo e Contrabaixo) em nove unidades do SESI no Estado de São Paulo. O curso visa promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos.